sábado, 16 de outubro de 2010

O fio da navalha. Hair stylist dá dicas de como usar a navalha para cortes desconexos . por Redação MundoMais

Nem todo cabelo é igual. Logo, nem toda forma de cortá-lo também deve ser igual. Seja para quem tem os fios lisos ou ondulados, cada processo é diferenciado. Os mais caracolados, por exemplo, podem precisar do uso da navalha para que eles fiquem menos volumosos. Com os lisos, por sua vez, a navalha dá um estilo mais desconexo aos fios, variando o penteado e o corte em si.
Os cabelos ganham aspecto “desfiado” e fica mais leve. No entanto, muitos acreditam que a navalha danifica os pêlos ou podem deixá-los mais grossos. Ledo engano! O cabeleireiro Gennaro Preite, consultor técnico da Condor, avisa que a navalha não deixa os cabelos ressecados. “É bom desmistificar este mito”, diz.
Segundo ele, isso só ocorre quando o profissional usa a lâmina cega. “Neste caso, ao invés de cortar, ele vai rasgar a fibra, deixando as madeixas com aspecto quebrado”, alerta. Conhecida também como navalhete, ela pode também deixar os cabelos mais ralos. Mas não é bem isso que acontece.
Ressalvas – O cabeleireiro explica que a navalha tira metade da massa do fio. Logo, o profissional deve saber disso ao “navalhar” o cabelo do cliente, observando a textura e o tipo do corte desejado. “Por isso, o uso do aparelho deve ser evitado ou feito com cautela nas madeixas finas e sensibilizadas”, comenta.
Hoje, existem no mercado diversos modelos para o cabeleireiro escolher e usar de acordo com os tipos de fios. Segundo Gennaro, os tipos ondulados são mais finos. Por isso, têm que ser cortados com algumas ressalvas. Como o cabelo ondulado fica mais leve com o uso da lâmina, pode ganhar mais volume.
Por sua vez, as cabeleiras grossas, como de orientais e índios, podem abusar do uso da navalha. “Nesse tipo de cabelo, os desfiados aparecem com mais facilidade”, diz. Todo corte desconexo precisa de manutenção a cada dois meses. O profissional explica que essa manutenção serve para tirar as pontas duplas, pois com corte feito à navalha, elas são mais freqüentes. Isso porque é como se o fio fosse descascado.
Sendo assim, nasce uma ponta a mais na sua extremidade. Para evitar as pontas duplas, Gennaro avisa que existem modelos de navalhetes elétricas. Elas esquentam a lâmina e cauterizam as pontas. Assim, quando for navalhar suas madeixas, basta questionar todos estes itens com o seu cabeleireiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário